DATAS IMPORTANTES
-
Realização do evento: 07,08 e 09 de outubro de 2025
-
Envio de trabalhos: Prorrogado até 30 de agosto de 2025
-
Publicação de aceite dos trabalhos: até 22 de setembro de 2025
-
Inscrição no evento: até 06 de outubro de 2025
MODALIDADES DE TRABALHO
O VI SPPEI e o III CIEI aceitarão três modalidades de trabalhos: resumo simples, resumo expandido e trabalho completo. A formatação dos trabalhos deverá seguir os modelos (templates) disponibilizados para cada modalidade no site do evento.
1) Formação de professores para as infâncias
Este eixo abarcará trabalhos que versem sobre discussões relacionadas à formação inicial e continuada de professores para atuação na Educação da Infância, bem como políticas e práticas educacionais da formação de professores, questões curriculares da docência, processo de construção, desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos necessários ao ofício de ser professor, seus impactos, desafios e resultados. Considera-se também a recepção de trabalhos que analisem as possibilidades e as questões relacionadas à formação de professores nos âmbitos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e dos mestrados profissionais em Educação, além da transversalidade da formação de professores em modalidades específicas, como Educação de Jovens e Adultos, Educação do/no Campo, Educação Inclusiva, Educação Ambiental, Educação Quilombola e Educação Indígena.
2) Ensino de Matemática e Ciências
Este eixo abarcará trabalhos que versem sobre abordagens e propostas didáticas, recursos, métodos e técnicas de ensino de Matemática e Ciências para a etapa dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, bem como questões pertinentes ao campo da didática específica para a educação matemática e científica, ao estudos curriculares vinculados a essas áreas, à história e às tendências do ensino de Matemática e Ciências e às políticas de formação de professores de Matemática e Ciências no Brasil contemporâneo. Serão considerados também trabalhos que estabeleçam interfaces entre o ensino de Matemática e Ciências e questões como diversidade de gênero e sexualidades, relações étnico-raciais, educação inclusiva no ensino de Matemática e Ciências etc.
3) Ludicidade e Educação
Este eixo abarcará trabalhos que versem sobre o período de desenvolvimento na infância que expresse melhor o fenômeno da ludicidade, da brincadeira e do jogo protagonizado de papéis sociais. Serão considerados os trabalhos que se orientem a tratar de questões importantes para a educação das crianças nesse período de desenvolvimento como, por exemplo: a organização da atividade escolarizada para as necessidades do brincar; métodos pedagógicos para a organização do espaço/tempo da criança na escola; o desenvolvimento das funções psicológicas superiores nos jogos de papéis sociais; o espaço coletivo e individual para a brincadeira; jogos com regras e sua função para a regulação do comportamento. Questões políticas e econômicas relacionadas à educação que têm implicações para a brincadeira no ambiente escolar, bem como, as implicações da teoria sobre o brincar para a formação de professores na educação da infância, e educação inclusiva.
4) Currículo, Avaliação e Gestão
Este eixo abarcará trabalhos que versem sobre as políticas e práticas de currículo, avaliação e gestão educacional com especial impacto sobre a educação da infância. Os trabalhos sobre a avaliação devem considerar as pesquisas e práticas sobre avaliação da aprendizagem-desenvolvimento educacional e ou as pesquisas e práticas sobre as avaliações em larga escala. Os trabalhos sobre gestão devem considerar a gestão escolar na perspectiva da atuação da direção escolar, quanto do trabalho da coordenação pedagógica da escola. Os trabalhos sobre currículo devem considerar, tanto as intencionalidades pedagógicas das políticas curriculares, quanto as pesquisas e práticas sobre a organização curricular na escola.
5) Educação Inclusiva e Diversidade Sociocultural
Este eixo abarcará trabalhos que versem sobre educação inclusiva como direito de todos à escola com base nos princípios de igualdade de oportunidades e valorização das diferenças no espaço escolar, bem como as formas de planejamento escolar para os estudantes com deficiência na escola regular para a efetivação da construção de ambientes educacionais equitativos e inclusivos. Serão apreciados também trabalhos que destacam as diversidades nos seus aspectos étnicos, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos que evidenciem a importância de se construir um ambiente escolar que aceite e valorize a diversidade e combata todas as formas de discriminação.
6) Didática, Metodologias de Ensino e Educação Sexual
Este eixo abarcará trabalhos que versem sobre os elementos estruturantes do ofício didático: Planejamento Educacional com ênfase no currículo e no ensino das diferentes áreas curriculares da educação da infância; Metodologias de Ensino com ênfase em propostas e relatos de práticas com pesquisa e resolução de problemas na educação da Infância; Avaliação Educacional com ênfase no currículo e no ensino; Educação Sexual com ênfase em ensaios sobre o currículo e a didática da Educação Sexual além de propostas e relatos de práticas na área na educação da infância. Destaca-se que as pesquisas e práticas vinculadas ao referido eixo contempla a Educação Infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental.
7) Fundamentos da Educação, Educação Estética e Arte
Este eixo abarcará trabalhos que versem sobre princípios teóricos norteadores da práxis docente e da organização do trabalho pedagógico, com aporte na Filosofia, na História, na Sociologia e na Psicologia. Privilegiará investigações sobre teorias pedagógicas, intelectuais da educação e instituições escolares atinentes a diferentes contextos sociais e culturais. Serão considerados, ainda, trabalhos que discorram sobre Educação Estética e Arte, com destaque a estudos e experiências realizados em espaços educativos formais e não formais relacionados à música, à dança, ao teatro, ao cinema, à literatura, à fotografia, à pintura, ao desenho, à escultura e às artes digitais, bem como discussões sobre os princípios da Educação Estética a partir de uma concepção de trabalho pedagógico como ato criador.
8) Educação, Infância e Tecnologia
Este eixo abarcará trabalhos que versem sobre a criança enquanto ser social e sua relação com o conhecimento por meio da tecnologia – promoção da aprendizagem, limites, exclusão social e desafios. Processos educativos mediados por recursos tecnológicos no contexto da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
9) Educação e Literatura Infantil
Este eixo abarcará trabalhos que versem sobre discussões relacionadas a abordagem da literatura infantil no contexto da educação básica. Pesquisas e relatos de práticas e estratégias leituras que enfoquem a diversidade da leitura literária. A literatura infantil e leitura literária vinculada ao desenvolvimento de hábitos leitores, considerando as características regionais, locais e a diversidade das infâncias e sua identidade negra, indígena, branca, ribeirinha, quilombola, imigrante, do campo ou da cidade. Diferentes gêneros literários e o letramento literário com cunho interdisciplinar e articulado às diversas áreas de conhecimento.
EIXOS TEMÁTICOS
As submissões de trabalhos serão feitas mediante envio para o Even3: Submissões Aqui
O preenchimento correto dos dados de inscrição é de inteira responsabilidade do participante. Inscrições Aqui
Possíveis dúvidas deverão ser encaminhadas à Secretaria do evento pelo e-mail: sppeiufmscptl@gmail.com.
A comunicação oral dos trabalhos, independente da modalidade, ocorrerá em salas temáticas de acordo com os eixos, e deverá ter o tempo de 20 minutos, acrescido do tempo de debate.
Todos os trabalhos aprovados apresentados serão publicados nos Anais do evento.
O Comitê Científico indicará um conjunto de trabalhos com potencial para compor uma edição especial da Revista Ensin@UFMS.
Os trabalhos podem ter até três autorias (um autor e dois coautores), sendo que um pesquisador-professor poderá submeter até dois trabalhos como autor principal. Fica indefinido o limite de participação de um pesquisador-professor como coautor.
O trabalho em caráter de Resumo Simples destina-se à divulgação de trabalhos em etapas iniciais (Projetos Didáticos ainda não desenvolvidos e Projetos de Pesquisa em execução inicial).
Todos os trabalhos deverão se vincular a algum dos eixos temáticos indicados:
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AUTORES
BAIXE OS MODELOS (TEMPLATES)